Há quem diga que as pintas são apenas um sinal de beleza e que não são graves.  Praticamente, todas as pessoas têm manchas na pele, algumas delas maiores, outras pequenas, com cores e formatos diferentes.

Será que uma pinta pode ser câncer? Conheça mais sobre esse assunto que é muito temido pelas pessoas, mas se visto com antecedência tem tratamento.

 Mas afinal, o que são pintas?

Pintas ou Nevos Melanócitos são classificados como tumores que são formados pelos melanócitos e que não trazem necessariamente malefícios à saúde. Esses melanócitos são os responsáveis pela produção de melanina. Se nessa produção as células estiverem de uma maneira anormal, irá ocorrer a formação da tão temida pinta.

Se estiver mais profunda, a coloração será azulada, mas normalmente, elas têm o aspecto amarronzadas ou pretas.

As pintas podem aparecer no nascimento, devido à exposição solar, gravidez e até pelo uso de anticoncepcional. Posso dizer que normalmente as pintas não são malignas, mas se notar que está crescendo de uma maneira anormal, a coloração está mudando ou estão se multiplicando, é necessário procurar um médico.

Preste atenção no ABCDE das pintas

Somente um médico poderá avaliar se a pinta é maligna ou não. O procedimento é feito através de uma biópsia.

Porém, cada pessoa pode realizar um autoexame antes da avaliação médica e já informar como está sendo o desenvolvimento da pinta. Segue abaixo a regra do ABCDE:

  • ASSIMETRIA: Primeiramente as pintas devem ser simétricas, se por acaso dividir no meio e ambas estiverem no mesmo tamanho, são benignas. Mas, se as pintas não coincidirem aí sim, pode indicar uma malignidade.
  • BORDA: As benignas apresentam bordas contínuas e com limites definidos, já as malignas as bordas são irregulares e com curvas.
  • COR: Se estiverem da mesma cor, está tudo bem, mas é necessário que informe o seu médico para que o mesmo possa avaliar.
  • DIMENSÃO: Pintas com até 5 mm de diâmetro são consideradas saudáveis, maiores que isso devem ser monitoradas.
  • EVOLUÇÃO: Nem toda pinta escura é considerada maligna, se crescer rapidamente daí sim, deve ser examinada, pois essa alteração pode ser considerada suspeita.

Importante sempre tomar cuidado com a exposição solar desde sempre. Tomar sol somente no período entre 10 horas da manhã até 16 horas da tarde, não esquecendo sempre do protetor solar, chapéus e óculos de proteção uv. E lembrando que quem tem melasma, em hipótese alguma deve se expor ao sol, pois se não se proteger o melasma pode ser um problema muito mais sério.

Quer saber mais sobre a proteção da pele? Não deixe de me seguir no instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *