Devo procurar o dermatologista somente quando tiver algum problema? Ou somente quando tiver mais que 40 anos? E a resposta é NÃO. Conheça os motivos no decorrer desta leitura e saiba o porquê.
Não tem uma idade específica para ir a uma consulta dermatológica e ela deve ser sempre anual, para que o médico possa avaliar a pele do paciente. Como no Brasil tem uma alta incidência de raios solares, a grande maioria das pessoas não lembra de passar o protetor solar, e esse é um dos casos mais comuns nos consultórios.
Um dos motivos para realizar essa consulta uma vez por ano se dá pelo fato da prevenção do câncer de pele. O mais frequente é o melanoma, no qual corresponde cerca de 30% de todos os tumores malignos já registrados no Brasil. E se detectado em estágio inicial tem altos índices de cura.
O que faz um dermato?
O dermatologista é o médico que realiza o exame da pele, cabelo, pelos, unhas e mucosas do paciente. Além, de também cuidar da parte clínica, também pode realizar cirurgias ligadas a essas partes do corpo.
Uma das áreas importantes da dermatologia é a parte estética, no qual realiza manutenção da beleza, orientando sobre os cuidados diários, e realizando procedimentos estéticos.
A próxima consulta só daqui um ano?
É imprescindível que sempre que notar alguma cor estranha, ferida que nunca sara, protuberância excessiva na sua pele ou até algumas bordas irregulares, marque imediatamente uma consulta com o dermatologista e não espere um ano para a próxima visita.
Lembrando que a consulta pode ser realizada quantas vezes você sentir necessidade, pois além de procedimentos clínicos, tem a realização de procedimentos estéticos para realçar ainda mais a beleza e deixar a pele com aspecto mais jovial e firme.