Muitas mulheres aparecem no consultório e dizem que estão com problema de muita queda de cabelo. Geralmente na hora de se pentear nota-se muitos cabelos na escova ou no travesseiro. É normal que alguns fios caiam, mas se perceber que está caindo tufos de cabelo pela casa, isso pode ser um sinal de alerta para agendar imediatamente uma consulta dermatológica.
Fatores que influenciam
Há muitos fatores que influenciam a queda de cabelo, bem como a genética, oleosidade do cabelo, estresse ou também doenças sistêmicas como anemias ou problema da tireoide.
Segue abaixo alguns dos motivos:
– Excesso de estresse: Como principal causa, seja mental ou físico.
– Muita vitamina A ou B: Geralmente é mais frequente em pessoas que fazem uso de suplementos de vitaminas por muito tempo. O ideal é sempre consultar o médico para verificar a dosagem.
-Gravidez: Devido a alterações hormonais e pelo estresse do parto é normal essa queda. Surge nos primeiros três meses e após o parto, durando até dois meses.
-Alterações hormonais: Quando a mulher troca o anticoncepcional é normal que ocorra uma queda no cabelo.
-COVID-19: Sem estudos comprovados, mas algumas pessoas que tiveram COVID-19 relataram que começaram a sentir uma queda excessiva do cabelo, mais precisamente na parte frontal da cabeça. Isso se dá também devido ao estresse que acompanha normalmente essa doença.
Qual o tratamento?
O ideal é sempre consultar um dermatologista para que ele possa passar um tratamento específico para você. Nunca faça tratamentos que viu na internet, pois isso pode agravar o problema.
O médico pode receitar medicamentos tópicos ou orais, no qual, irá ajudar no crescimento e ou diminuir a queda. Ou, pode se fazer uso de lasers para estimular o crescimento de novos fios.
Quer conversar melhor sobre a sua queda de cabelo? Não deixe de me seguir no Instagram.