Durante a gestação a mulher fica com o cabelo mais volumoso e mais brilhante, isso acontece devido aos muitos hormônios durante a gravidez que estão circulando no sangue da mulher e que ajudam o cabelo a ficar mais lindo e mais cheio.
Quando ocorre o nascimento do bebê e com a retirada da placenta, esses hormônios que estavam presentes na gestação começam a decair. Devido a isso, o cabelo começa a sentir os efeitos e se tem a queda do cabelo ou pelo nome técnico que é eflúvio telógeno pós-parto.
Trata-se de uma inflamação aguda dos folículos capilares e que acontecem nesse período pós-parto. Normalmente começa a acontecer a queda em torno de 3 meses de vida da criança.
Quais são os fatores determinantes para essa queda?
A queda de cabelo após o parto acontece por diversos fatores, como alteração hormonal, que é muito comum após o parto, estresse físico, depressão pós-parto e problemas na tireóide e nas autoimunes.
Durante a gravidez as mulheres sofrem muitas transformações e mudanças no corpo, o sono não é mais como antes, a alimentação muda também, o estresse devido a chegada do parto.
O que fazer?
Não precisa se desesperar. A primeira coisa que você tem que fazer é procurar um médico dermatologista de sua confiança.
É o profissional indicado para realização de exames para descobrir se está faltando alguma vitamina e se tem algum tratamento específico para você.
Dicas para cuidar dos fios
Segue a dica da dermatologista para que você possa cuidar dos fios desde o início da gravidez: o ideal é sempre lavar os cabelos 3 vezes na semana, nunca lavar todos os dias, pois os fios têm que ter a oleosidade natural, não usar chapinha e secador todos os dias, pois isso faz com que o fio se quebre. Usar apenas em ocasiões especiais. E ter um cuidado especial quando for secar com a toalha, não secar de uma forma brusca, mas sim, devagar e com cuidado, isso evita o fio de se quebrar.
Quer saber mais sobre Eflúvio Telógeno? Me siga no Instagram.